Saúde

Prefeitura de Alto Alegre do Pindaré promove encontro no Dia Nacional de Combate ao Fumo

Com o lema “No futuro você vai desejar ter parado hoje”, a Prefeitura de Alto Alegre do Pindaré, por meio da Secretaria de Saúde, o Programa Municipal de Controle do Tabagismo e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveram o Encontro Municipal em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. O momento aconteceu no Teatro Municipal e teve a presença de autoridades e de profissionais da saúde.

A programação contou com a entrega de certificados para os pacientes do programa, entre elas Maria Dias de Sousa, que está há 11 meses sem fumar, representando um momento de vitória e uma importante conquista. “A minha experiência foi ótima. Eu tinha vários problemas e eu consegui superá-los. Hoje, eu estou aqui muito feliz com essa vitória”, relatou.

Houve ainda palestras ministradas por uma parte da equipe multidisciplinar do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, sobre plantas medicinais, alimentação saudável, saúde bucal e malefícios do tabaco na função respiratório.

Estiveram presentes na mesa de abertura a secretária de Saúde de Alto Alegre do Pindaré, Thays Parga; o vice-presidente da Câmara Municipal, Thiago Viana; a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, Maria das Graças Nunes; o representante técnico do Departamento da Saúde do Homem Adulto e Idoso e do Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria de Estado da Saúde (SES), José Ribamar Barros Patricio; o pastor da Igreja Batista e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jorge Boueres; e a paciente do Consultório do Tabagismo, Maria Dias de Sousa.

“O Governo do Estado se faz presente no município nesta super importante data para política do controle de tabagismo por Alto Alegre do Pindaré ser uma referência no estado, no acolhimento e atendimento, com todas as estratégias positivas para que de fato as pessoas se sintam inseridas no contexto desta política pública”, ressaltou o representante técnico do Departamento da Saúde do Homem Adulto e Idoso e do Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria de Estado da Saúde (SES), José Ribamar Barros Patricio.

Mais em Saúde